Um dos procedimentos mais populares na odontologia é sem dúvida o Clareamento Dental. Ele é capaz de deixar os dentes muito mais brancos em pouco tempo e com bastante naturalidade e segurança.
Hoje em dia preconizamos basicamente 2 formas de clarear os dentes: o clareamento caseiro e o clareamento de consultório.
O clareamento caseiro recebe este nome pois é realizado pelo paciente em casa, com o uso diário de moldeiras de silicone carregadas com um gel de peróxido de carbamida, que pode variar de concentração (geralmente 10%, 16% ou 22%). A princípio indicamos o uso noturno do gel, pois ele estará agindo nos dentes até 8 horas após a colocação das moldeiras, que seria o período em que o paciente está dormindo. Geralmente este tratamento tem duração de 3 semanas, se aplicado todos os dias, com resultados excelentes e duradouros. A expectativa de sensibilidade é baixa, tornando este o clareamento dental mais seguro e previsível para o paciente.
O clareamento de consultório é realizado pelo cirurgião-dentista na clínica, utilizando o gel de peróxido de hidrogênio a 35%. Para este tipo de clareamento, usamos um produto que cria uma barreira na gengiva, pois o peróxido de hidrogênio não deve entrar em contato com os tecidos gengivais, ou poderá causar queimaduras e dor. Além desta barreira gengival, utilizamos também um afastador bucal para lábios e bochechas. Então aplicamos o gel, que deve permanecer em contato com os dentes por até 15 minutos. Nesta mesma sessão poderá ser feita ainda uma nova aplicação de gel, dependendo da sensibilidade ou não do paciente. Normalmente recomendamos de 2 a 3 sessões do clareamento de consultório, com intervalos semanais, proporcionando assim ótimos resultados.
Antes de qualquer tipo de clareamento, o paciente deve passar em consulta com seu dentista para definir qual será o tratamento de escolha. Isto dependerá de uma anamnese bem realizada, exame clínico e profilaxia prévia. Durante o tratamento escolhido, o cirurgião-dentista acompanhará periodicamente o paciente, podendo intervir caso haja alguma intercorrência, como sensibilidade exacerbada ou comprometimento gengival. Indicamos também o uso de produtos para sensibilidade (bochechos e pasta de dente) durante e após o tratamento, minimizando assim possíveis desconfortos. Desta forma, tomando todos os devidos cuidados na indicação e realização do procedimento escolhido, sempre com acompanhamento do seu dentista, podemos dizer que o clareamento dental é hoje um tratamento previsível, seguro e muito eficaz!
Comments